O Bairro Vila Velha, conhecido por ser o marco inicial de Guaíra, recebe investimentos e melhorias.
A coligação “Guaíra em Boas Mãos” promoveu, no último domingo (30) e na segunda-feira (1º), a chamada “Caminhada da Vitória” na Vila Velha, bairro que carrega grande importância histórica para o município de Guaíra. Esse local reúne símbolos essenciais da fundação da cidade, como o museu local, a Igrejinha de Pedra, o Cine Teatro Sete Quedas e o Trenzinho Kopel nº 4, além de abrigar o marco zero de Guaíra na Praça Eurico Gaspar Dutra
A administração pública tem investido de forma consistente na infraestrutura do bairro, não apenas na preservação do patrimônio histórico, mas também do incentivo ao turismo. Entre as obras em andamento, destacam-se a recapeamento das vias públicas, a revitalização de praças e a remodelação do Centro Náutico e Recreativo de Guaíra. Esses espaços, como a prainha, são pontos conhecidos na cidade e atraem moradores e visitantes, especialmente para proporcionar uma das melhores vistas para o pôr do sol no Rio Paraná.
Além disso, estão em fase de execução obras de infraestrutura externas para a comunidade, como a peixaria comunitária, a construção de abrigos para embarcações. A construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a revitalização do espaço conhecida como “Seringueira”, com um deck mirante e uma nova rampa para embarcações, também fazem parte dos projetos que se encontram em processo licitatório.
Essas ações demonstram um esforço contínuo da administração municipal em garantir melhorias no bairro, para a preservação da sua história e a preparação para o crescimento turístico. A recepção positiva da comunidade local reflete a importância dessas intervenções, que prometem fomentar o desenvolvimento de Guaíra, ao mesmo tempo que mantém viva a memória de Guaíra.