A cidade de Guaíra iniciou uma nova fase em sua estratégia de coleta seletiva com a inauguração da nova sede da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). Este projeto, que foi desenvolvido com o apoio da Itaipu Binacional e do município, representa um avanço significativo nas práticas de preservação ambiental e valorização dos trabalhadores envolvidos na reciclagem.
Desde 2017, a Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente reconheceu a necessidade de um espaço apropriado para a seleção de materiais recicláveis. Com o investimento de R$ 786.542,49 da Itaipu Binacional e R$ 232.386,54 do município, a construção da UVR foi concretizada. O novo centro inclui um barracão para a triagem dos materiais, além de áreas administrativas, banheiros e uma copa/cozinha, o que melhora consideravelmente as condições de trabalho dos recicladores.
A UVR faz parte de um programa mais amplo de educação ambiental, que começou com a Linha Ecológica. Este programa visa promover a conscientização sobre a separação de lixo e incentivar práticas sustentáveis entre os cidadãos. O prefeito Heraldo Trento ressaltou a importância desse avanço, e destaca que a nova estrutura e os equipamentos adquiridos, inclusive os caminhões para a coleta seletiva, serão fundamentais para dobrar a capacidade de processamento de materiais recicláveis.
A nova unidade também tem o objetivo de aumentar a vida útil do aterro sanitário local e promover a sustentabilidade ambiental. A implementação dessas melhorias é um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos recicladores e a preservação do meio ambiente.